domingo, 23 de junho de 2013

Um passeio pelas vinícolas do Brasil - Bianchetti - Vale do São Francisco

Em 2004, Jonathan Nossiter produziu e dirigiu o documentário Mondovino que retrata vários lugares do mundo e aqui no Brasil a vinícola escolhida foi a Bianchetti Tedesco.

A história do casal gaúcho que deixou a região sul e foram desbravar o semi árido é encantadora e realmente vale a pena ser divulgada mundo a fora. Quando assisti o documentário, lembro de uma criança se refrescando em um tanque devido ao forte calor da região. Pois é, aquele bebê da época cresceu e está na foto(abaixo) comigo e sua mãe Izanete proprietária da vinícola.


As características da vinícolas se mantém artesanais e de todas as visitas a única que não conheci o parreiral foi nela. Mas, acredito que esse seja um dos segredos da produção.

E falando em vinhos, a Bianchetti é a única da região que produz vinhos orgânicos, além de deliciosos espumantes e uma vasta linha de tintos e brancos.
 
 Para mim o mais interessante de tudo foi a receptividade da Izanete e poder ver ali de pertinho o que muitas pessoas mundo a fora conferiram através do documentário Mondovino, confirmando o potencial da região e suas peculiaridades.
 
 
Deixo aqui registrado meu agradecimento a proprietária Izanete pelo carinho e receptividade e convido a todos para mais uma vez conhecerem a deliciosa rota do vinho do Vale do São Francisco.
 
 
 

Livro A culinária africana no Brasil: Aspectos culturais e sua contribuição para a formação da cozinha Brasileira

Nesta publicação, a autora apresenta um trabalho de pesquisa sobre a contribuição dos africanos para a formação da cozinha brasilei...